Sábado, 01 de Janeiro de 2011

O principio de imitar Deus é conhecido na linguagem filosofica pelo termo em latim "imitatio Dei", e em termos halakhicos pela frase "Vehalakhta biderakhav" - Deverás andar por Seus caminhos. Este conceito explícito na Bíblia, é expandido pelos Chazal (sábios talmudicos), e recebe o tratamento mais pleno nos trabalhos do Rambam. A frase "Vehalakhta biderakhav" é retirada do versículo:

O Senhor levantar-te-á para Si por povo santo como te jurou, quando guardares os mandamentos do Eterno, teu Deus, e andares por Seus caminhos - Deuteronómio 28:9 ¹

Há vários problemas com a interpretação deste versículo como mandamento de emular Deus: 1º é expressado como expressão condicional, não um mandamento; 2º a frase "andar por Seus caminhos" está aberta a várias interpretações; e 3º parece-se como uma directriz geral e não um mandamento específico. O filho do Rambam, Rav Avraham, lida com estes problemas na sua responsa #63, impressa no fim de muitas edições do Mishnê Torah. De forma a não divagar irei deixar as suas respostas de parte, mas não posso deixar de considerar que a Bíblia comanda emulação de Deus numa forma mais inequívoca em outros pontos:

Sereis santos, pois Eu, o Eterno, vosso Deus, sou santo - Levítico 19:2

 

Porque o Eterno, vosso Deus (...) que ama o peregrino ² dando-lhe pão e roupa; E amareis o peregrino, porque fostes peregrinos na terra do Egipto - Deuteronómio 10:17-19

 

(...) Eu sou o Eterno que pratica misericórdia, rectidão e justiça na terra; porque nisto Me deleito - Jeremias 9:22

Os Sábios desenvolveram imitatio Dei num princípio mais geral. Por vezes, interpretam-no como um mandato para emular certas características atribuídas a Deus:

Assim como Ele é chamado 'misericordioso', assim devereis ser misericordiosos, assim como Ele é chamado 'gracioso', assim devereis ser graciosos (...) assim como Ele é chamado 'justo', assim devereis ser justos (...) assim como Ele é chamado 'pio', assim devereis ser pios. - Sifri, Devarim 11:22 & Shabat 133b

Outras vezes os Chazal interpretam imitatio Dei em termos de acções, e não características de carácter:

Rabino Chama, filho do Rabino Chanina disse: O que significa 'Após o Eterno, vosso Deus, andareis'? (Dt. 13:5) Pode uma pessoa de facto andar seguindo a Presença Divina? Não está escrito 'Porque o Eterno, teu Deus, é um fogo consumidor'? (Dt. 4:24) Em vez disso, caminha após Suas qualidades. 'Assim como Ele veste o desnudo, visita o enfermo, conforta o enlutado e enterra o falecido, assim deverás fazer' (Sotah 14a)

O Rambam foi o primeiro a formular "Vehalakhta biderakhav" enquanto mandamento bíblico específico para desenvolver uma personalidade virtuosa. De facto, o Rambam baseia exclusivamente o seu sistema de éticas neste princípio. De acordo com a sua leitura, o "caminho" que somos supostos caminhar é o caminho do meio.

 

O Rabino Joseph B. Soloveitchik (o Rav) é reportado como tendo acrescentado uma ligeira e interessante distorção da fórmula do Rambam.  É o caminho do meio uma tépida, mediana e forma medíocre de "parve"?³ Se devemos desenhar uma analogia para Deus, então o que emerge é um meio dinâmico. Assim como Deus apresenta uma dialéctica constante entre imanência e transcendência, ou entre misericórdia e justiça estrita, assim deve o homem caminhar através de um caminho mediano dialéctico, oscilando entre dois pólos e incorporando-os. Apesar de me parecer que isto se refere mais como uso alegórico criativo (midrash) do Rambam, do que uma exposição literal desta posição, dirige-nos para motivos importantes da filosofia do Rav.

 

 

Notas:

 

¹ Formulações semelhantes em Deuteronómio 8:6, 10:12, 11:22. 13:5, 26:17 e 30:16

 

² Peregrino - gentio ou estrangeiro (i.e. não-Judeu)

 

³ Parve - nas leis alimentares (cashrut) significa "neutro"; neste contexto "neutralidade"



Publicado por Marco Moreira às 22:21
 
Pesquisar neste Blog
 
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Ligações na Web
Arquivo
2011

2010